O que é Espondiloartrite axial?
É uma doença reumatológica, crônica e inflamatória que manifesta-se principalmente em adultos jovens (<45 anos), mais frequente no sexo masculino, que não há cura mas que com o tratamento adequado o paciente mantém boa qualidade de vida. Esta condição é caracterizada por acometer principalmente a bacia e a coluna dorsal, mas também é possível que haja comprometimento das denominadas articulações periféricas, ou seja, tornozelos, joelhos, pés e mãos, por exemplo. Além de afetar as articulações, também podem haver manifestações da doença através de alterações nos olhos, no trato gastrointestinal, pele e ocasionalmente outros tecidos.
Quais são os sintomas da Espondiloartrite axial
Os sintomas incluem dores na coluna lombar, na região dos glúteos que em geral costuma se manifestar de forma alternante – de um lado só (ora do lado direito, ora do lado esquerdo). A dor é de forte intensidade e piora durante o período da noite chegando por vezes a despertar o paciente do sono. Pode ainda haver a chamada rigidez matinal tanto na coluna quanto nas articulações periféricas – que nada mais é que a sensação de que a articulação está “congelada” ou “enferrujada”. Além das chamadas manifestações axiais acima mencionadas, os pacientes podem, também, apresentar dores nas mãos, tornozelos, joelhos e na região do tendão de Aquiles, por exemplo.
Outra manifestação importante é a chamada uveíte anterior que se caracteriza por dor, vermelhidão e sensação de areia nos olhos e que necessita de avaliação com oftalmologista treinado para diagnóstico e preciso desta condição.
Quando devo procurar um Reumatologista?
O Reumatologista deve ser procurado principalmente quando há sinais de alarme para a dor lombar, são esses: idade de início <40 anos, início insidioso, dor que melhora com atividade física que NÃO melhora com repouso e dor que ocorre durante o período noturno (desperta o paciente à noite). Além disso, pacientes que possuem diagnóstico de Psoríase ou doença inflamatória intestinal (Retocolite Ulcerativa ou Doença de Chron) e que tenham dores na coluna ou mesmo inchaço e dor nas demais articulações (seja qual for a articulação) também devem ficar atentos e procurar o médico especialista.
O que provoca a Espondiloartrite Axial?
A causa ainda não é totalmente definida, porém sabe-se que há uma forte associação com fatores genéticos, ambientais e imunológicos. Dentre os fatores, o componente genético, representado pelo HLA-B27, é o mais importante e está presente em cerca de 70-90% dos pacientes MUITO EMBORA a presença deste marcado por si só NÃO é suficiente para dar diagnóstico.
Tratamento da Espondiloartrite Axial
Como na maioria das doenças o tratamento pode ser divido em tratamento não farmacológico que inclui a prática de atividade física (fundamental e imprescindível) que deve incluir treinamento postural (pilates, por exemplo), alongamento e hidroterapia. Tamanha é a importância de tais atividades que a Sociedade Brasileira de Reumatologia desenvolveu um aplicativo com a finalidade de conscientizar os pacientes e demonstrar os exercícios de alongamento e fortalecimento muscular (link do app REPARE aqui em baixo).¹
Por outro lado, temos atualmente um arsenal grande e eficaz de tratamentos farmacológicos, os denominados imunobiológicos que são capazes de prevenir a progressão da doença e manter o paciente sem dor e, em última instância, levar uma vida absolutamente normal e produtiva.
O diagnóstico precoce da doença evita sequelas e devolve a capacidade funcional do paciente e nós, da clínica Anima Infusões, podemos te ajudar!
¹Aplicativo REPARE – https://www.reumatologia.org.br/aplicativo-repare-sbr/